SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue63Delicacies of the I.: fundaments of vulnerabilityMagical thinking and psyche constitution author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Reverso

Print version ISSN 0102-7395

Abstract

KOLTAI, Caterina. O inconsciente seria politicamente incorreto?. Reverso [online]. 2012, vol.34, n.63, pp. 33-43. ISSN 0102-7395.

O artigo traz uma longa e cuidadosa reflexão, a partir de experiência teórico-clínica da autora, sobre a inserção da psicanálise na atualidade. Partindo de Freud, e retomando o "retorno a Freud" operado por Lacan, a autora propõe uma leitura do mal-estar na contemporaneidade e das tentativas - médicas, psicofarmacológicas, genéticas, neurociências... - sempre frustradas para alcançar a "felicidade": há um mal-estar estrutural, e não conjuntural, na civilização que diz respeito àquilo que o sujeito vive como sofrimento ou impossibilidade de relacionamento com o outro e com o mundo, vivido como uma dificuldade de ser. A autora mostra, também, como o discurso da ciência, entendido como laço social que pretende que todos sejam iguais a qualquer custo, reforça os processos de segregação, pois quanto mais se exige a igualdade do outro, mais ele insiste em se manifestar como totalmente diferente do que se esperava.

Keywords : Inconsciente; Politicamente correto; Estrangeiro; Segregação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )