SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número64A medicação enquanto impasse na clínica com criançasDesamparo e masoquismo na clínica com mulheres índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Reverso

versão impressa ISSN 0102-7395

Resumo

MELLO, Carlos Antônio Andrade. Sonata a Kreutzer. Reverso [online]. 2012, vol.34, n.64, pp. 31-35. ISSN 0102-7395.

A leitura do conto de Leon Tolstói, Sonata a Kreutzer1, oferece mais uma oportunidade de constatar, na ficção, uma confirmação daquilo que a clínica tanto nos revela quando se trata das vicissitudes do amor: o ciúme e suas apresentações. Para isso, a elaboração de Freud em seu texto Alguns mecanismos neuróticos no ciúme, na paranoia e no homossexualismo torna-se um referencial sempre valioso. O personagem criado por Tolstói parece vivenciar o ciúme nas modalidades descritas no texto freudiano, dispostas em camadas, que vão do ciúme descrito como normal ou competitivo até a modalidade delirante. Sua história tem um desfecho semelhante a muitos daqueles noticiados pela mídia em nossa contemporaneidade.

Palavras-chave : Amor; Ódio; Ciúme normal ou competitivo; Ciúme projetado; Ciúme delirante; Paranoia; Impulso homossexual; Bissexualidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )