SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número64É possível relacionar a incidência do ateísmo com a decadência da função paterna em que a sociedade contemporânea vive?Filho é problema da mãe: um olhar que agita índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Reverso

versão impressa ISSN 0102-7395

Resumo

FONSECA, Maria Carolina Bellico. União e destruição: duas faces do amor. Reverso [online]. 2012, vol.34, n.64, pp. 63-68. ISSN 0102-7395.

O que leva um amante, mediante a frustração trazida pelo término de uma relação amorosa, a matar o ser amado? É sabido que o amor, em sua face narcísica e especular, pode ser perigoso, pois muitas vezes se faz necessária a eliminação do parceiro para evitar o desaparecimento do sujeito. Por outro lado, o perigo pode estar presente também numa outra situação na qual se evidencia um sentimento de posse e uma correlação entre o ser e o ter. O amor pode ir da união à destruição e a frustração desempenha nessa transição um papel muito importante. E é através da abordagem e aplicação destas ideias aos crimes ditos passionais, tão comuns nos dias de hoje, que a autora busca um olhar sobre o comportamento desses sujeitos que destroem seus objetos de amor.

Palavras-chave : Amor; Narcisismo; Agressividade; Frustração; Castração; Falta.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )