SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue66Sexuality and death: Freud with the writersDream, believe, realize: psychoanalysis clinical of the CPMG author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Reverso

Print version ISSN 0102-7395

Abstract

CECCARELLI, Paulo Roberto. Reflexões sobre a sexualidade masculina. Reverso [online]. 2013, vol.35, n.66, pp. 83-92. ISSN 0102-7395.

A hipótese do texto é que toda a elaboração sobre a sexualidade feminina seria um recurso utilizado pelos homens para não terem que enfrentar a construção de sua própria sexualidade e, mais ainda, para manter o discurso androcêntrico dominante. Para sustentar sua hipótese, o autor faz uma pequena digressão histórica para mostrar como os discursos sobre a sexualidade feminina têm sido tratados ao longo dos séculos e, consequentemente, o lugar da mulher nas relações sociais e a questão do prazer feminino. Discute-se também como os movimentos femininos, os que reivindicam as diversidades sexuais, as novas organizações familiares, assim como os recentes trabalhos sobre gênero, têm levado os psicanalistas a rever alguns de seus conceitos e pensar em novas formas de subjetivação não dominadas pelo falocentrismo.

Keywords : Sexualidade masculina; Sexualidade feminina; Falocentrismo; Processos de subjetivação; Male sexuality.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )