SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número67A “renegociação com a mãe”: um indicador para a clínica do pai na UTI neonatalBissexualidade: deve-se dizer bissexualidade ou contingência na sexuação? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Reverso

versão impressa ISSN 0102-7395

Resumo

FONSECA, Maria Carolina Bellico  e  SOUZA, Maria Isabel Sá e Ferreira de. Corpo, natureza, ética. Reverso [online]. 2014, vol.36, n.67, pp. 55-59. ISSN 0102-7395.

A escrita deste texto tem com ponto de partida a perspectiva lacaniana de que a obra de Freud traz uma nova perspectiva ética para nortear a experiência que se passa na clínica psicanalítica. O que ali se manifesta como sofrimento diz respeito ao fato de que o homem não tem um saber advindo do corpo natural para sustentá-lo no mundo, precisando constituí-lo a partir da sua inscrição no campo da linguagem, o que coloca a falta e o gozo no centro da sua experiência humana. Ir além do sofrimento, fazendo da falta mesma, da castração, outro saber que se faça sustentáculo para o falasser inventar novos modos de gozo, é a proposta ética da psicanálise.

Palavras-chave : Ética; Corpo; Natureza; Linguagem; Saber; Gozo; Falasser; Invenção.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )