SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número67A realidade desde FreudFerenczi, uma clínica a partir do traumático índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Reverso

versão impressa ISSN 0102-7395

Resumo

CECCARELLI, Paulo Roberto  e  FRANCO, Samuel. Religião ou Ilusão?: O embate Freud x Pfister. Reverso [online]. 2014, vol.36, n.67, pp. 75-83. ISSN 0102-7395.

O texto propõe um embate entre Freud e Pfister acerca da psicanálise e da religião. Se, para Freud, a religião se iguala a um sonho e a uma ilusão, na busca do homem pelo pai protetor, para Pfister, em A ilusão de um futuro, o “pastor das almas” questiona o esquema freudiano da religião. Para Pfister, o pensamento realista e o desejo não são ilusões e devem conviver com as muitas dimensões da vida, inclusive com a ciência. Para Freud, a ilusão sempre será necessária para acolher nosso desamparo constitutivo. Os autores concluem que, para a psicanálise, o importante é compreender os motivos latentes de nossas crenças e descrenças religiosas. Todo discurso, incluindo a religioso, é um discurso humano que, independentemente de ser neurótico ou sublime, está submetido à determinações inconsciente.

Palavras-chave : Religião; Ilusão; Psicanálise; Freud x Pfister.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )