SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue68Medianeras: the traumatic element in connections and heartbreaksFrom autistic isolation towards the extention of the pseudopods towards others in autism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Reverso

Print version ISSN 0102-7395

Abstract

FLORES, Juan. O processo de cura e sua dimensão social.Translated byBernardo Maranhão. Reverso [online]. 2014, vol.36, n.68, pp. 47-54. ISSN 0102-7395.

A noção de cura nunca está desligada da noção teórica que sustenta sua direção nem das evidentes hegemonias ideológicas nas quais se inscreve sua práxis. Certas patologias dependem do lugar que cada um ocupa na sociedade e na história, e o mesmo ocorre com as medidas de prevenção, o acesso à cura e a existência de recursos (tanto no que diz respeito a conhecimentos teóricos, dispositivos técnicos e práticas médicas disponíveis, quanto no que tange aos aspectos puramente orçamentários) para fazer frente a tais patologias e atenuar seus efeitos sociais e pessoais. A psicanálise procura fazer uma exploração conjunta com o paciente e se aproximar do não sabido por ele que se aloja no inconsciente e sustenta seu sintoma. Procura alcançar a cura não por meio da restituição da situação prévia à emergência dos sintomas, mas pela construção, por parte do analisando, de um novo equilíbrio psíquico sobre a base do material que a análise lhe vai revelando sobre seu próprio desejo inconsciente. O desafio, portanto, é como construir uma clínica que, em vez de se situar numa posição de mera reprodução ideológica, possibilite ao sujeito desenvolver uma instalação geradora de um corpo próprio e, a partir da compreensão de suas dinâmicas e de sua inserção na cultura, conseguir falar e não apenas ser falado, ou seja, resgatar-se da alienação estabelecida pela estrutura de um discurso desdobrado a partir da estrutura social e encontrar um lugar que propicie as condições para construir-se como sujeito.

Keywords : Psicanálise; Psicanalista; Cura; Implicação; Clínica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License