SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue69Augusta dos Anjos and his death wish or how to make viable lifeCodified messages in the body: is it possible to decode? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Reverso

Print version ISSN 0102-7395

Abstract

MENDES, Eliana Rodrigues Pereira. Trauma e identidade brasileira. Reverso [online]. 2015, vol.37, n.69, pp. 79-89. ISSN 0102-7395.

A autora faz um rastreamento das origens da sociedade brasileira, salientando os traumas que, como uma herança arcaica, constituíram nossa identidade. Aborda mais especificamente o povoamento desordenado do território brasileiro, com deserdados da sorte e posteriormente a instituição da escravidão, com suas marcas indeléveis. Relembra a história do primeiro e segundo reinados e da república, as ditaduras da era Vargas e do golpe militar de 1964, além da morte de Tancredo Neves na retomada da democracia. A corrupção atual parece ser um legado de um estado onde prevalece a lei do pai primevo, na qual o pacto social é pouco respeitado. Após analisar alguns traços da identidade brasileira, questiona se é possível ressignificar o pai faltante e se essas retificações podem atingir o inconsciente coletivo.

Keywords : Trauma; Pai primevo; Herança arcaica; Identidade; Pacto social; Ressignificação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License