SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número71Da imagem à escrita: considerações sobre uma fantasia de HansDepressão contemporânea e metapsicologia freudiana: pensando a neurose na atualidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Reverso

versão impressa ISSN 0102-7395

Resumo

KALLAS, Marília Brandão Lemos de Morais. O sujeito contemporâneo, o mundo virtual e a psicanálise. Reverso [online]. 2016, vol.38, n.71, pp. 55-63. ISSN 0102-7395.

Tomando o mundo virtual como uma janela ou vitrine para evidenciar as transformações no modus vivendi do sujeito contemporâneo, a autora aborda, à luz da psicanálise, as novas formas de mal-estar desse sujeito, tendo como pano de fundo as mudanças relativas à temporalidade, à espacialidade, ao pensamento e à linguagem. E traz a necessidade de se fazer uma releitura da clínica psicanalítica através dos conceitos da pulsão de morte, do trauma e da angústia.

Palavras-chave : Sujeito contemporâneo; Mundo virtual; Mal-estar; Novos sintomas; Temporalidade; Espacialidade; Pensamento; Linguagem; Pulsão de morte; Trauma; Angústia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License