SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número72As desventuras de um vovô pós-moderno índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Reverso

versão impressa ISSN 0102-7395

Resumo

ALVIM, António. Atrever-se ou não se atrever a sonhar: Questões sobre terror no campo analítico. Reverso [online]. 2016, vol.38, n.72, pp. 15-22. ISSN 0102-7395.

Numa perspectiva de campo em psicanálise, a presença de terror no encontro analítico deverá ser encarada como produto da interação de paciente e analista, num palco onde as suas mútuas projeções e introjeções se cruzam de tal forma que é difícil dizer com precisão quem é o terrorista e quem é aterrorizado. Tanto o paciente quanto o analista estarão frente a frente com o desconhecido, potencialmente catastrófico, na experiência emocional do seu encontro; ambos terão de decidir escapar-lhe, abrindo caminho ao terror, ou atrever-se a transformá-lo narrando a sua história. Uma vinheta clínica ilustra o modo como o analista deve pensar a sua responsabilidade nesse processo, como forma de viabilizar a capacidade do campo transformar experiências emocionais aterradoras em narrativas úteis ao pensamento.

Palavras-chave : Experiência emocional aterrorizadora; Campo analítico; Transformações narrativas; Capacidade de sonhar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License