SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue72Jackson Pollock: psychosis manic-depressive, body and creationO psicanalista: talvez, fazer cair as convicções... author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Reverso

Print version ISSN 0102-7395

Abstract

SILVA, José Maurício da. Nada do que foi será do jeito que já foi um dia. Reverso [online]. 2016, vol.38, n.72, pp. 79-85. ISSN 0102-7395.

A cultura em que estamos inseridos ditou-nos um modelo familiar - patriarcal - e amalgamou modos de ser, vestir, comportar e pensar. A concepção de gênero resultante dessa cultura é uma representação construída, portanto, histórica, simbólica, relacional. E por ser construção, é passível de mudanças. Destarte, a masculinidade e a feminilidade não são realidades enraizadas em ordens naturais e menos ainda em dados anatômicos ou biológicos como defendem setores da sociedade. Qualquer ameaça que coloque em risco o modelo cultural, como uniões livres, homopaternidade, os contraceptivos e outros, é rechaçada veementemente. Dada a necessidade de certezas ou de contornos que nos assegurem, deparamos com dificuldades em acolher o novo, o diferente ou qualquer mudança que ameace o imaginário popular.

Keywords : Família; Patriarcalismo; Cultura; Natureza; Imaginário Popular.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License