SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número72Jackson Pollock: psicose maníaco-depressiva, corpo e criaçãoO psicanalista: talvez, fazer cair as convicções... índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Reverso

versão impressa ISSN 0102-7395

Resumo

SILVA, José Maurício da. Nada do que foi será do jeito que já foi um dia. Reverso [online]. 2016, vol.38, n.72, pp. 79-85. ISSN 0102-7395.

A cultura em que estamos inseridos ditou-nos um modelo familiar - patriarcal - e amalgamou modos de ser, vestir, comportar e pensar. A concepção de gênero resultante dessa cultura é uma representação construída, portanto, histórica, simbólica, relacional. E por ser construção, é passível de mudanças. Destarte, a masculinidade e a feminilidade não são realidades enraizadas em ordens naturais e menos ainda em dados anatômicos ou biológicos como defendem setores da sociedade. Qualquer ameaça que coloque em risco o modelo cultural, como uniões livres, homopaternidade, os contraceptivos e outros, é rechaçada veementemente. Dada a necessidade de certezas ou de contornos que nos assegurem, deparamos com dificuldades em acolher o novo, o diferente ou qualquer mudança que ameace o imaginário popular.

Palavras-chave : Família; Patriarcalismo; Cultura; Natureza; Imaginário Popular.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License