SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número75A morte de Deus, o pai da horda primeva e o interdito índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Reverso

versão impressa ISSN 0102-7395

Resumo

OLIVEIRA, Edson Santos de. Fundamentalismo religioso, narcisismo negativo e desamparo: algumas reflexões. Reverso [online]. 2018, vol.40, n.75, pp. 83-90. ISSN 0102-7395.

O objetivo deste trabalho é tentar mostrar como o fundamentalismo religioso é uma resposta aos valores defendidos pela sociedade pós-moderna, focada na cultura do narcisismo e do espetáculo. Nessa sociedade tem-se acentuado o desamparo, que procura ser neutralizado por atitudes religiosas radicais e fálicas. Na teoria psicanalítica, uma das possíveis explicações para esse fenômeno estaria no “narcisismo negativo” (GREEN, 1998) e no masoquismo patológico. Propõe-se, no final do artigo, a feminilidade (BIRMAN, 1999) como uma possível saída para o fundamentalismo. Nessa linha, é possível entender a religião, não como uma prática fálica ou crença cega, mas como um ponto para re-ligar a estrutura (RODRIGUES, 2017). Nesse sentido, a religião estabelece uma interface com a poesia.

Palavras-chave : Fundamentalismo; Desamparo; Narcisismo negativo; Feminilidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License