SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número76As movimentações da ideia de repetição no texto freudiano: uma leitura cronológicaMelancolia: o objeto perdido que me assombra índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Reverso

versão impressa ISSN 0102-7395

Resumo

CHAVES, Messias Eustáquio. Estruturas clínicas em psicanálise: um recorte. Reverso [online]. 2018, vol.40, n.76, pp. 55-62. ISSN 0102-7395.

Este artigo pretende ser uma síntese de como, a partir da experiência clínica, Freud cria a psicanálise, e depois Lacan avança o seu campo teórico, ambos demonstrando que o inconsciente é estruturado como linguagem, que a fala da mãe dá início a essa constituição, que a incidência da lógica fálica no contexto da vivência edípica e da metáfora paterna é determinante da estruturação psíquica do sujeito e do seu desejo, que a estruturação significante do inconsciente segue a lógica borromeana de RSI e que ambas constroem as estruturas psíquicas humanas inconscientes, o que evidencia a verdade do sujeito na clínica psicanalítica.

Palavras-chave : Inconsciente; Linguagem; Estrutura psíquica; Neurose; Perversão; Psicose; Lógica fálica; Psicopatologia; RSI..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License