SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número77Quatro atos em cenaDa Verwerfung em Freud à foraclusão em Lacan índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Reverso

versão impressa ISSN 0102-7395

Resumo

OLIVEIRA, Edson Santos de. O analista em posição de ironia humoresque. Reverso [online]. 2019, vol.41, n.77, pp. 40-55. ISSN 0102-7395.

O objetivo deste artigo é tentar esclarecer o conceito de ironia, tendo em vista a sua aplicabilidade na análise, com relação à posição do analista. Alguns pesquisadores, como Rabinovich e Sauret, em seus artigos, enfocam a ironia de forma ampla, não especificando a que tipo dessa figura eles se referem. O conceito de ironia é escorregadio, nebuloso, às vezes se confundindo com o chiste, o cômico e o humor. Há várias espécies dessa figura como ironia trágica, retórica, romântica, humoresque além de outras. A partir de abordagens da ironia em Duarte (2006) e Hutcheon (2000), tentaremos mostrar que tanto Rabinovich quanto Sauret, além de Lacan, parecem se referir à ironia humoresque, que não se baseia na oposição do sentido, nem tem uma visão destrutiva. Essa espécie, que Sauret chama de “lógica da ironia”, rompe com a lógica binária, aproximando-se do humor e da noção de letra, no sentido lacaniano de litoral, podendo ser aplicada à clínica do real.

Palavras-chave : Ironia humoresque; Posição do analista; Letra; Real.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License