SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número79Narrativa e história de si, contadas em análiseAmar, verbo intransitivo, idilio: a iniciação sexual de um jovem e o desejo de Fräulein índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Reverso

versão impressa ISSN 0102-7395

Resumo

SANTORO, Vanessa Campos. O estranhamente infamiliar dos medos. Reverso [online]. 2020, vol.42, n.79, pp. 53-58. ISSN 0102-7395.

A autora compara a formação de sintomas na clínica psicanalítica da fobia com a verdadeira irrupção do real vista em acontecimentos recentes, como no episódio da mina do Córrego do Feijão em Brumadinho (MG). Lacan trata o Real pelo Simbólico, abordando o estranho familiar [das Unheimliche] em cada um de nós. A capacidade de elaboração do estresse pós-traumático pede não só a palavra que toca o corpo como letra de gozo, mas também a elucidação de pontos da história de cada um que, de uma maneira estranhamente (in)familiar, se fixou em traumas infantis. Esses pontos de real nos deixam agitados e aturdidos. E para eles faltam palavras.

Palavras-chave : Trauma; Formação de sintomas na fobia; Unheimliche; Retorno do recalcado; Letra de gozo; Bordejamento do real pelo simbólico; Estresse pós-traumático.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License