SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue79Transphobia, masculinities and violence from the perspective of psychoanalysisClinical reflections in d minor author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Reverso

Print version ISSN 0102-7395

Abstract

RIBEIRO, Otacílio José. Uma lei incompreendida: o dilema ético e moral de Heloise. Reverso [online]. 2020, vol.42, n.79, pp. 75-80. ISSN 0102-7395.

Este texto mostra aspectos metapsicológicos de Heloise, protagonista feminina do filme Em nome de Deus. A produção cinematográfica retrata o dilema ético e moral da personagem que não se resigna diante da sociedade moralista e conservadora do século XII. Por ser incompreendida, ela vive o conflito com a lei. O problema ético observado está centrado no "abrir mão de seu desejo", provocando sintomas em Heloise (Lacan, [1959-1960] 1997), p. 382). É necessário construir um novo tipo de engajamento, buscando na história indícios de sinthoma. Quais as possibilidades para que uma nova Heloise possa se haver com sua instância superegoica a partir de seu Id, tornando possível desabrochar novamente o seu Ego? Nesse viés, o sentido deste texto é abrir a discussão sobre a contribuição do saber psicanalítico no erigir de uma ética para a sociedade contemporânea que possa contribuir para a criação de valores éticos que levem em conta o desejo dos sujeitos.

Keywords : Ética; Moral; Desejo; Superego; Amor.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License