SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número80O inominável que nos atravessa e seus desdobramentos psíquicosPsicanálise, sonhos e luto na pandemia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Reverso

versão impressa ISSN 0102-7395

Resumo

FONSECA, Maria Carolina Bellico. Psicanálise online com crianças - uma prática em construção. Reverso [online]. 2020, vol.42, n.80, pp. 47-54. ISSN 0102-7395.

Em tempos de isolamento social, o recurso ao atendimento online com adultos tem sido uma prática constante entre os analistas. É consenso, porém, que não substitui o atendimento presencial, mas pode ser efetiva. A autora, a partir de sua experiência da psicanálise online com crianças, defende a ideia de que o mesmo atendimento pode ser feito uma vez que os objetos voz e olhar, e a escuta do analista podem se manter. Este texto é uma reflexão sobre esse trabalho que, movido pela impossibilidade da presença dos corpos de analista e analisando, sustentou uma prática analítica neste momento de privação da presença imposto pelo distanciamento social.

Palavras-chave : Psicanálise online; Voz; Olhar; Escuta analítica; Desejo de analista; Psychoanalysis online; Voice; Look; Listening analytic; Desire of analyst.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License