SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue81Foreign strangersFeminility (1933): a "subversive turn" in freudian theorization and the development of gender in psychoanalysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Reverso

Print version ISSN 0102-7395

Abstract

SILVA, Mardem Leandro; HELENA; TEODORO, Elizabeth Fátima  and  COUTO, Daniela Paula do. Do impossível da relação ao possível da composição: a função da fantasia em Nasce uma estrela. Reverso [online]. 2021, vol.43, n.81, pp. 51-58. ISSN 0102-7395.

Objetiva-se refletir sobre o conceito psicanalítico fantasia a partir do filme Nasce uma estrela. Trata-se de uma investigação teórica baseada na análise fílmica psicanalítica e em textos lacanianos. O real, como ponto de impossível das relações humanas, marca o fundamental do (des)encontro amoroso e reside na contingência dos laços. Essa fragilidade precisa ser suturada pelo recurso da fantasia que, na película, aparece sob as vestes das composições musicais do casal, as quais possibilitam que, mesmo diante da "não relação", o laço se estabeleça minimamente, funcionando como tela protetora capaz de ultrapassar a insatisfação desse impossível.

Keywords : Fantasia; Não relação sexual; Real; Nasce uma estrela.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License