SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue81From the impossible of the relationship to the possible of composition: the function of fantasy in a star is born"Gender ideology"? How to situate psychoanalysis in this quarrel? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Reverso

Print version ISSN 0102-7395

Abstract

SARTORI, João Eduardo Torrecillas  and  CECCARELLI, Paulo Roberto. A feminilidade (1933): uma "virada subversiva" na teorização freudiana e a elaboração psicanalítica do gênero. Reverso [online]. 2021, vol.43, n.81, pp. 59-66. ISSN 0102-7395.

Freud não conceituou o gênero, mas no texto de 1933 A feminilidade, evidencia-se a convencionalidade da concepção ocidental da masculinidade e da feminilidade. No presente artigo, sustentamos que, embora o conceito de gênero não tenha sido discutido na teoria freudiana, o texto de 1933 fornece elementos utilizáveis em uma elaboração de gênero em psicanálise. Acreditamos igualmente que certas teorizações freudianas de 1933 foram utilizadas na desconstrução do gênero, décadas mais tarde. A feminilidade corresponderia, então, a uma "virada subversiva" em certas concepções freudianas.

Keywords : Freud; Gênero; Feminilidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License