SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue81Feminility (1933): a "subversive turn" in freudian theorization and the development of gender in psychoanalysisHallowed be thy name author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Reverso

Print version ISSN 0102-7395

Abstract

SANTOS, Luiz Fellipe de Almeida  and  ESTEVAO, Ivan Ramos. "Ideologia de gênero"? Como situar a psicanálise nessa querela?. Reverso [online]. 2021, vol.43, n.81, pp. 67-74. ISSN 0102-7395.

O texto visa situar a especificidade da psicanálise no debate firmado entre o atual governo brasileiro, que declarou combate à dita ideologia de gênero, e o construtivismo identitário que também se faz vivamente presente na contemporaneidade. Interrogamos a particularidade epistemológica da psicanálise, que se distingue dos dois polos de discussão por sua abordagem específica e distanciada do pressuposto da identidade. Tendo em vista a tríade passional spinoziana na retomada por Lacan, busca-se compreender o papel do discurso analítico nessa querela. Às paixões do ser, enquanto paixões da ignorância, a psicanálise propõe o saber sobre a verdade, e não o contrário.

Keywords : Ideologia de gênero; Paixões do ser; Identificação; Jacques Lacan.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License