SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número1Imagem corporal e gravidezVilão ou herói? Uma meditação sobre a representação do negro em dois contos folclóricos brasileiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Junguiana

versão impressa ISSN 0103-0825

Resumo

BARRIEU, Maria Carolina  e  PARISI, Silvana. O fim da análise. Junguiana [online]. 2017, vol.35, n.1, pp. 41-48. ISSN 0103-0825.

O artigo trata do fim da análise, o que não implica em cura, alta ou individuação, pois esta última pode ter continuidade mesmo após o encerramento das sessões. São discutidos os términos abruptos e que podem mobilizar sentimentos de impotência, fracasso e aspectos da sombra do terapeuta - algumas situações são ilustradas com casos clínicos. O arquétipo da criança e as análises intermináveis também são abordados, assim como a operação alquímica separatio em relação ao fim da análise. As imagens do médico e do enfermeiro são utilizadas como analogia para o papel do terapeuta: além de curador, cuidador. Por fim, são apresentadas reflexões sobre o mistério que envolve os processos de vida e morte, e dor e sofrimento que afetam os analistas e constituem desafios em seu processo de individuação, na aprendizagem da humildade de conviver com o não saber.

Palavras-chave : Análise junguiana; fim da análise; fracasso; individuação; sombra.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License