SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número2Inclusão e diversidade na imagem feminina de SofiaO quarto de Jack: tecendo símbolos da relação primal à luz da teoria de Erich Neumann índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Junguiana

versão impressa ISSN 0103-0825

Resumo

AMORIM SILVA, Marcia Aparecida Lopes  e  NEVES, Simone Rodrigues. Escolha profissional na meia-idade: Psicologia e individuação. Junguiana [online]. 2017, vol.35, n.2, pp. 23-36. ISSN 0103-0825.

Esta pesquisa propõe-se a investigar o sentido da escolha pelo curso de Psicologia em alunos na segunda metade da vida, tendo como referencial teórico a psicologia analítica, proposta por Carl G. Jung. Observando o número significativo de alunos universitários no curso de Psicologia entre 40 e 55 anos e compreendendo que nesta etapa do desenvolvimento humano ocorrem transformações e questionamentos existenciais profundos, buscamos entender a vivência desses estudantes, os determinantes da escolha, as expectativas e o projeto de vida. Assim, nos apoiamos numa pesquisa qualitativa fenomenológica realizada com seis alunos de Psicologia matriculados em uma instituição particular na cidade de Uberlândia. Optamos pela entrevista aberta e, posteriormente, procuramos identificar as unidades de significado apresentadas. Verificamos que os fatores que influenciaram a escolha pelo curso de Psicologia correlacionam-se com o processo de individuação.

Palavras-chave : Palavras-chave Universitários; educação; Psicologia; meia-idade; individuação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License