SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número2Escolha profissional na meia-idade: Psicologia e individuaçãoProcessar, elaborar, digerir: transtorno alimentar na contemporaneidade, leitura arquetípica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Junguiana

versão impressa ISSN 0103-0825

Resumo

LIMA, Paulo Henrique Nogueira  e  RADES, Thais Cristina. O quarto de Jack: tecendo símbolos da relação primal à luz da teoria de Erich Neumann. Junguiana [online]. 2017, vol.35, n.2, pp. 37-46. ISSN 0103-0825.

Este ensaio propõe a análise simbólica da obra cinematográfica "O quarto de Jack", entendendo-a como uma alegoria para explicitar a relação primal entre mãe e bebê, descrita por Neumann. Elementos dessa história, tais como a inconsciência do mundo externo pela criança e o período de isolamento em que se mantém circunscrito a seu mundo privado, semelhante a um útero psíquico, característico desta fase, levaram-nos a concluir que ela pode ser considerada um excelente representante simbólico desta teoria, tanto pelos aspectos visuais e linguísticos quanto pelo desenvolvimento cronológico.

Palavras-chave : Relação primal; desenvolvimento infantil; psicologia analítica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License