SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número1Reflexões sobre a prática da supervisão na formação profissional: uma perspectiva junguiana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Junguiana

versão impressa ISSN 0103-0825

Resumo

ITO, Julio César Nunes. Música: uma possível ampliação de recursos no setting analítico. Junguiana [online]. 2018, vol.36, n.1, pp. 9-18. ISSN 0103-0825.

Num movimento de resgate do valor terapêutico da música, este artigo procura ampliar as possibilidades de recursos a serem trabalhados no setting clínico junguiano. Através de uma revisão de literatura da psicologia analítica, percebeu-se uma carência de material relacionado à música como um recurso terapêutico. A partir deste ponto, são apresentadas algumas reflexões de como a música e o inconsciente podem se relacionar pela perspectiva da psicologia analítica. A experiência pessoal de C. G. Jung com a música, as relações entre música e imaginação ativa, música e neurociências, assim como algumas implicações da utilização desta arte no setting analítico são discutidas neste trabalho. Inserindo a música na clínica junguiana, ela apresentou-se propícia a: estimular a função transcendente, favorecendo a evocação de imagens da psique; rebaixar as defesas egoicas; complementar o trabalho como uma linguagem não verbal e a induzir ao relaxamento, auxiliando a passagem para um estado alterado de consciência, enriquecendo assim o trabalho terapêutico com material simbólico-musical.

Palavras-chave : Música; psicologia analítica; inconsciente; imagem; Jung.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License