SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número1Música: uma possível ampliação de recursos no setting analíticoA relação professor-aluno o arquétipo puer-senex: the puer-senex archetype índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Junguiana

versão impressa ISSN 0103-0825

Resumo

MELLO, Elizabeth Christina Cotta  e  DAMIAO JR., Maddi. Reflexões sobre a prática da supervisão na formação profissional: uma perspectiva junguiana. Junguiana [online]. 2018, vol.36, n.1, pp. 19-26. ISSN 0103-0825.

Este ensaio pretende apresentar uma reflexão inicial a propósito da prática da supervisão, seu papel na formação profissional e da especificidade que possui na formação clínica, a partir do horizonte da teoria junguiana. A supervisão é uma das atividades básicas de integração entre teoria e prática. Entendemos que a supervisão seja fundamental para a formação de uma analista junguiano e precisamos refletir sobre suas especificidades, pois ela insere um dado que é eminentemente qualitativo na formação e no ensino da psicologia junguiana, seja pela singularidade da compreensão e da síntese produzida pelo supervisionando, seja pela referência a um terceiro, à relação terapêutica ou ao campo de atuação que se encontram presentes no processo de ensino-aprendizagem na forma de relato. Por outro lado, há questões que são levantadas quanto à prática do supervisor, como os critérios de avaliação do supervisionando e a eficácia do processo de supervisão.

Palavras-chave : Supervisão; Formação profissional; Psicologia analítica; Psicologia clínica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License