SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número1Reflexões sobre a prática da supervisão na formação profissional: uma perspectiva junguianaExpressões da sexualidade: um olhar junguiano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Junguiana

versão impressa ISSN 0103-0825

Resumo

BANDEIRA, Vivian de Freitas  e  FORTIM, Ivelise. A relação professor-aluno o arquétipo puer-senex: the puer-senex archetype. Junguiana [online]. 2018, vol.36, n.1, pp. 27-36. ISSN 0103-0825.

Este artigo objetivou realizar uma revisão de literatura junguiana sobre a relação professor-aluno e as suas interfaces com o arquétipo puer-senex. O estudo se faz relevante na medida em que a qualidade da relação professor-aluno interfere no processo de ensino-aprendizagem. Percebe-se uma modificação na figura do professor como central, assim como na do aluno, para a ênfase na relação que ocorre entre ambos no processo educacional. Observou-se que, quando ocorre uma polarização do arquétipo em que o senex está associado ao mestre-instruído e o puer ao aprendiz-ignorante, existe uma cisão do arquétipo implicando em um professor que cessou o aprender e está livre de imperfeições e um aluno que depende totalmente do mestre para obter conhecimento. Por fim, sugere-se um aumento no número de estudos neste campo, tendo em vista que as pesquisas que estabelecem uma interlocução entre a psicologia analítica e a educação são escassas, e quando existentes, são pouco sistematizadas e consistentes.

Palavras-chave : Relação; professor-aluno; Mestre-aprendiz; Puer-senex; Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License