SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número1Los sentidos como funciones estructurantes de la conciencia: Un estudio de la psicología simbólicaLa Sombra y el Mal: La paradoja del Arquetipo Central. Un estudio de la Ética por la Psicología Simbólica Junguiana índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Junguiana

versión impresa ISSN 0103-0825

Resumen

BYINGTON, Carlos Amadeu B.. Arte e Psicopatologia: a defesa sadomasoquista e a transcendência do mal. Um enigma que reúne a vida e a obra de Franz Kafka. Junguiana [online]. 2019, vol.37, n.1, pp. 209-220. ISSN 0103-0825.

O autor, dentro do referencial teórico da Psicologia Simbólica Junguiana, estuda a relação da Arte com a Psicopatologia e situa o sadomasoquismo como a defesa central dos relacionamentos humanos. Postula a sua formação através da fixação das identificações parentais, que inclui o vínculo entre mãe e pai e as reações do Ego a eles. Esta fixação envolve a interação da função estruturante do amor (afeto e agressividade) com a função estruturante do poder (obediência e comando). O autor ilustra estes conceitos na vida e na obra de Franz Kafka, descrevendo a identificação do seu Ego na Consciência dominantemente com o afeto delicado, sensível e introvertido do seu complexo materno positivo, e do seu Ego na Sombra com a passividade covarde e masoquista do seu complexo materno negativo. Descreve também a identificação do Outro na Consciência dominantemente com a exuberância vital, a produtividade e a dedicação ao trabalho e à família do seu complexo paterno positivo e do seu Outro na Sombra com a agressividade egocêntrica, sádica, prepotente e extrovertida do seu complexo paterno negativo. A resultante desta grave fixação foi uma relação sadomasoquista da polaridade Ego-Outro na sua personalidade, claramente expressa na sua famosa Carta ao Pai e na maior parte de sua obra, inclusive na sua ordem para que fosse destruída junto com seus diários. Byington conclui mencionando alguns aspectos da relação entre Arte e Psicopatologia e postula que o Arquétipo Central abrange os complexos fixados do sistema defensivo da Sombra, mas busca ultrapassá-los na autorrealização criativa do Processo de Individuação. No caso de Kafka, isto não aconteceu no Self Individual, mas realizou-se vigorosamente através da imagem arquetípica da ressurreição no Self Cultural. ■

Palabras clave : arte e psicologia; identificações primárias e suas fixações; complexo parental e o vínculo mãe e pai; funções estruturantes do amor e do poder; sadomasoquismo; arquétipo central e sistema defensivo da sombra; ultrapassagem da psicopatologia pela arte no self cultural.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License