SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número2Ampliação simbólica da obra The Hollow Men: Um ensaio sobre o vazio índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Junguiana

versión impresa ISSN 0103-0825

Resumen

SUSANA TOLOZA GALLARDO, M.. O perdão como função estruturante da consciência. Junguiana [online]. 2019, vol.37, n.2, pp. 37-50. ISSN 0103-0825.

Apresenta-se uma reflexão sobre perdão como um conceito psicológico, distinguindo-o do conceito religioso ocidental, para fazer uma elaboração do mesmo, desde a Psicologia Simbólica Junguiana, como uma função estruturante da consciência (Byington, 2002). Considera-se a dimensão arquetípica e, portanto, a bipolaridade da experiência na relação eu-outro. A metodologia utilizada é uma revisão teórica da Psicologia Simbólica Junguiana e o conceito de perdão, aplicando-o à história contemporânea no Chile e à elaboração do trauma cultural pós-ditadura. No que diz respeito ao perdão como dimensão simbólica estruturadora da consciência, é necessário reconhecer que aquela vivência difusa, sensorial e emocional, gerada pela experiência, nem sempre será agradável, pois inclui dor, condenação, raiva, agressão, entre outras. Esse processo tem um tempo subjetivo que permite que a relação eu-outro seja construída na consciência, por isso requer compreensão e compaixão pela a elaboração da experiência e não a partir de uma imposição ética dos cânones estabelecidos pela cultura.

Palabras clave : perdão; função estruturante; psicologia simbólica junguiana; relação eu-outro; trauma coletivo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License