SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue1The art of differentiating the human way: Nise da Silveira: the missing link between two traditionsFoundamentals of the Nise da Silveira's method: clinic, society and creativity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Junguiana

On-line version ISSN 2595-1297

Abstract

ALECIO FILHO, Sergio Luiz  and  CALDANA, Regina Helena Lima. Pinturas de um paciente psiquiátrico: os inumeráveis estados do ser. Junguiana [online]. 2021, vol.39, n.1, pp. 59-74. ISSN 2595-1297.

A arte é uma maneira de comunicação e expressão simbólica e um instrumento para a compreensão do ser humano. O objetivo deste artigo consiste em analisar a produção plástica de um paciente psiquiátrico, buscando entender esse material como expressão de sua dinâmica psíquica. Foi realizado um estudo de caso com um frequentador de um centro de convivência de um hospital psiquiátrico do interior paulista. Algumas telas foram escolhidas para o estudo após a observação participante no ateliê. Para auxiliar na análise das pinturas, foi realizada entrevista com o participante, focalizando sua história de vida e comentários a respeito das telas. Percebeu-se que através da pintura houve a despotencialização de conteúdos ameaçadores da psique do cliente. Pode-se observar também que a pintura proporcionou um espaço expressivo para o participante lidar com fantasias do seu mundo interno.

Keywords : arte; pintura; dinâmica psíquica; despotencialização.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License