SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1El arte de diferenciar el modo humano: Nise da Silveira: el eslabón perdido entre dos tradicionesFundamentos del método Nise da Silveira: clínica, sociedad y creativida índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Junguiana

versión On-line ISSN 2595-1297

Resumen

ALECIO FILHO, Sergio Luiz  y  CALDANA, Regina Helena Lima. Pinturas de um paciente psiquiátrico: os inumeráveis estados do ser. Junguiana [online]. 2021, vol.39, n.1, pp. 59-74. ISSN 2595-1297.

A arte é uma maneira de comunicação e expressão simbólica e um instrumento para a compreensão do ser humano. O objetivo deste artigo consiste em analisar a produção plástica de um paciente psiquiátrico, buscando entender esse material como expressão de sua dinâmica psíquica. Foi realizado um estudo de caso com um frequentador de um centro de convivência de um hospital psiquiátrico do interior paulista. Algumas telas foram escolhidas para o estudo após a observação participante no ateliê. Para auxiliar na análise das pinturas, foi realizada entrevista com o participante, focalizando sua história de vida e comentários a respeito das telas. Percebeu-se que através da pintura houve a despotencialização de conteúdos ameaçadores da psique do cliente. Pode-se observar também que a pintura proporcionou um espaço expressivo para o participante lidar com fantasias do seu mundo interno.

Palabras clave : arte; pintura; dinâmica psíquica; despotencialização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License