SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número2Do chão do pátio a um encontro possível: argila no tratamento de um paciente psiquiátrico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Junguiana

versão On-line ISSN 2595-1297

Resumo

ALMEIDA, Brena Souza; PEDROSA, Hamanda de Almeida  e  ROTOLO, Luana Maria. Por um método niseano na saúde mental: a construção de um ateliê de arte na emergência psiquiátrica. Junguiana [online]. 2021, vol.39, n.2, pp. 43-56. ISSN 2595-1297.

O presente artigo relata a experiência da intervenção artística proposta pelo Programa de Residência de Psicologia em Saúde Mental do Hospital Psiquiátrico Ulysses Pernambucano (HUP) e Universidade de Pernambuco, na cidade de Recife, em Pernambuco. Desde 2019, viemos somando forças para a criação de um ateliê de arte dentro da emergência psiquiátrica, buscando atualizar o método de Nise da Silveira na atenção à crise em saúde mental. No percurso metodológico, escolhemos o paradigma junguiano como fundamento de nossas reflexões articuladas a partir do Relato de Experiência. Imersas nas obras da Dra. Nise e nas imagens produzidas no ateliê de arte do HUP, defendemos que existe um método niseano que precisa ser mais bem conhecido e disseminado nos serviços de saúde mental. O trabalho realizado por Nise da Silveira segue inovador no cuidado aos "inumeráveis estados do ser", sendo importante de ser resgatado no avanço da Reforma Psiquiátrica e no desenvolvimento da teoria junguiana.

Palavras-chave : Nise da Silveira; psicologia analítica; saúde mental; atenção à crise; afeto catalisador.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License