SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número2Por um método niseano na saúde mental: a construção de um ateliê de arte na emergência psiquiátricaO complexo heteropatriarcal: uma contribuição para o estudo da sexualidade na psicologia analítica a partir da teoria social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Junguiana

versão On-line ISSN 2595-1297

Resumo

ALECIO FILHO, Sergio Luiz. Do chão do pátio a um encontro possível: argila no tratamento de um paciente psiquiátrico. Junguiana [online]. 2021, vol.39, n.2, pp. 69-78. ISSN 2595-1297.

O presente texto tem como objetivo fazer um relato da experiência do atendimento psicológico realizado com um paciente residente em um hospital especializado em saúde mental. Ele apresentava sintomas de auto e heteroagressões, além de realizar um ritual de passar as próprias fezes nas paredes do hospital. Foi proposta uma intervenção com o uso da argila como recurso expressivo. Esse material foi apresentado ao paciente durante as sessões que ocorriam três vezes por semana durante o período de um ano. Ao longo do trabalho foi possível perceber a melhora dos sintomas agressivos e a remissão dos rituais com as fezes. A argila proporcionou uma despotencialização dos conteúdos agressivos da psiquê do cliente e serviu como objeto intermediário entre paciente e psicoterapeuta.

Palavras-chave : saúde mental; argila; recurso expressivo; despotencialização.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License