SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número2O complexo heteropatriarcal: uma contribuição para o estudo da sexualidade na psicologia analítica a partir da teoria socialChamado de Eco: a escuta de vozes silenciadas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Junguiana

versão On-line ISSN 2595-1297

Resumo

GONCALVES, Guilherme Silva. Os instintos nas neurociências afetivas e na psicologia analítica. Junguiana [online]. 2021, vol.39, n.2, pp. 117-130. ISSN 2595-1297.

Este artigo visa estabelecer relações entre a psicologia analítica de Carl Gustav Jung e as neurociências afetivas de Jaak Panksepp. Para isso, foi feita uma comparação entre os sistemas instintivos básicos propostos por ambas as teorias. Uma das principais características do pensamento de Jung, que o diferencia das outras teorias psicodinâmicas, é sua ênfase na base instintiva da psique, constituída de pré-disposições herdadas. Da mesma forma, as neurociências afetivas se concentram principalmente na base instintiva e herdada de certos comportamentos humanos, relacionados às emoções primárias, enraizadas principalmente em estruturas subcorticais. Através do estudo dessas estruturas, Panksepp demonstrou que existem diversos sistemas instintivos envolvidos na formação da personalidade humana, ponto que Jung também defendeu contra a primazia do instinto sexual na teoria de Sigmund Freud. Além disso, as neurociências afetivas e a psicologia analítica propõem intervenções psicoterapêuticas que levem em conta os aspectos instintivos da personalidade, considerando mudanças puramente cognitivas como insuficientes. Assim, apesar de seus pressupostos materialistas, as pesquisas Panksepp possuem pontos em comum com aspectos da teoria de Jung, com sistemas instintivos semelhantes, demonstrando a importância da história da espécie para a constituição psíquica do ser humano, contrariando a crescente onda do construcionismo social, que teve sua ascensão impulsionada pelos movimentos behavoristas dos anos 1950, e que ainda hoje permeia o imaginário popular.

Palavras-chave : neurociências; psicoterapia analítica; Jung; Carl Gustav; 1875-1961; comportamento instintivo; emoções.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License