SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3Hermes nos campos de Apolo: desidealização e excentricidade na paternidade neurodivergente#automutilação: a expressão simbólica da autolesão não suicida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Junguiana

versão On-line ISSN 2595-1297

Resumo

COELHO, Marcia Moura. Entre a ordem e a desordem: leitura do conto "O papel de parede amarelo" de Charlotte Perkins Gilman. Junguiana [online]. 2022, vol.40, n.3, pp. 147-158. ISSN 2595-1297.

O artigo parte de dois textos da escritora Charlotte Perkins Gilman, o conto O papel de parede amarelo, de 1892 e o depoimento Porque escrevi O papel de parede amarelo, de 1913. Neste, a autora relata sua experiência prévia e insatisfatória com um tratamento médico que inspirou a criação do conto. A escolha desta narrativa literária se fez, não somente por suas qualidades, como também pela intersecção com o tema da desigualdade de gênero na saúde mental e no tratamento dirigido à mulher, direcionado pela ideologia de gênero. A partir do contexto histórico, aponta-se o surgimento da psicologia profunda e de perspectivas psicológicas no tratamento das doenças mentais e a importância do desenvolvimento do pensamento junguiano em diálogo com outras áreas de conhecimento, como estudos sociais, feministas e literários. Afora o aspecto histórico e social, o artigo faz uma leitura psicológica do conto, ressaltando aspectos e temáticas conflitivas e símbolos alquímicos presentes nesta narrativa que, passados mais de um século, continua nos assombrando.

Palavras-chave : psicologia analítica; literatura; gênero; saúde mental; Charlotte Perkins Gilman.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License