SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3Entre a ordem e a desordem: leitura do conto "O papel de parede amarelo" de Charlotte Perkins Gilman índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Junguiana

versão On-line ISSN 2595-1297

Resumo

FABBRINI, Felipe Moreira Borges Nascimento  e  FORTIM, Ivelise. #automutilação: a expressão simbólica da autolesão não suicida. Junguiana [online]. 2022, vol.40, n.3, pp. 171-186. ISSN 2595-1297.

A autolesão não suicida (ALNS) é um fenômeno de relevância crescente com altas taxas de prevalência em adolescentes e jovens adultos. Como método, foi realizada etnografia virtual em comunidade de autolesão no Facebook de modo a ampliar a compreensão dos aspectos simbólicos relacionados à prática. Em fevereiro de 2021, 133 publicações foram coletadas e divididas em três categorias de análise: autolesão, sofrimento e religião. A autolesão é compreendida como similar ao comportamento compulsivo por meio do qual praticantes buscam uma experiência de transcendência ainda que às custas de dor. Assemelha-se a uma dependência comportamental. O sofrimento descrito aponta processos depressivos e se caracteriza por solidão, dificuldade de expressão de sentimentos e necessidade de manutenção de uma persona funcional no cotidiano. Assim, a comunidade emerge como meio de expressão dos aspectos relegados à sombra no mundo offline.

Palavras-chave : Autolesão; automutilação; ALNS; redes sociais; psicologia analítica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License