SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número4Entrevista inicial como suporte para intervenções em grupos de orientação a pais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psico

versão On-line ISSN 1980-8623

Resumo

MEIMES, Maíra Ainhoren; SALDANHA, Helena Castro  e  BOSA, Cleonice Alves. Adaptação materna ao transtorno do espectro autismo: relações entre crenças, sentimentos e fatores psicossociais. Psico (Porto Alegre) [online]. 2015, vol.46, n.4, pp. 412-422. ISSN 1980-8623.  http://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2015.4.18480.

Crenças e sentimentos relacionados ao desenvolvimento do filho com Transtorno do Espectro Autismo (TEA) exercem importante papel na adaptação materna. Entretanto, estes fatores nem sempre são compreendidos com base nos aspectos psicossociais associados. OBJETIVO: investigar crenças e sentimentos de mães de crianças com TEA relacionando-os a fatores psicossociais, com base no metamodelo biopsicossocial de Bradford. Delineamento: estudo de casos múltiplos, transversal e exploratório. Participantes: quatro mães (idade: 38 a 45 anos) de meninos com TEA (idades: 3 anos e 5 meses a 6 anos e 9 meses). Instrumentos: Entrevista de Percepção Materna, Entrevista de Dados Demográficos e Desenvolvimento Infantil e Questionário de Saúde Geral de Goldberg (QSG). RESULTADOS: crenças maternas sobre o desenvolvimento infantil, capacidade para identificar habilidades e seu senso de autoeficácia relacionam-se a diversos fatores psicossociais, como percepção dos recursos intra e extrafamiliares, qualidade dos sistemas de saúde. Discute-se que o impacto do diagnóstico pode ser mediado pelos fatores psicossociais.

Palavras-chave : Autismo; Interação mãe-criança; Fatores psicossociais; Estudo de caso.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License