SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número4Adaptación materna al trastorno del espectro autista: las relaciones entre las creencias, los sentimientos y los factores psicosocialesRepercusiones de la jubilación en la dinámica relacional familiar en la perspectiva de la pareja índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psico

versión On-line ISSN 1980-8623

Resumen

PARDO, Maria Benedita Lima; CARVALHO, Margarida Maria Silveira Britto de; BRITO, Ariane de  y  SILVA, Luciana Priscila Lima da. Entrevista inicial como suporte para intervenções em grupos de orientação a pais. Psico (Porto Alegre) [online]. 2015, vol.46, n.4, pp. 423-431. ISSN 1980-8623.  http://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2015.4.18538.

O uso de instrumentos de coleta de dados previamente ao planejamento de intervenções tem se revelado de fundamental importância nos trabalhos em Psicologia. A literatura destaca a inter-relação entre as fases de diagnóstico e intervenção, considerando que a avaliação deve ser feita antes, durante e mesmo após o término da intervenção. Este artigo apresenta os resultados obtidos em entrevistas iniciais com mães participantes de grupos de orientação realizados em uma clínica-escola. As questões colocadas nas entrevistas possibilitaram-lhes ampliar o relato de suas queixas, direcionando-as para aspectos referentes aos ambientes que a criança frequentava, para outros comportamentos e características dos filhos e para seu próprio comportamento enquanto educadora. Os resultados indicaram a necessidade de trabalhar a percepção da influência recíproca entre os comportamentos da mãe e da criança e refletir sobre a melhor forma de ajustá-los com o intuito de potencializar o desenvolvimento infantil.

Palabras clave : Treinamento de pais; Entrevista; Ambientes sociais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License