SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número4Adaptação materna ao transtorno do espectro autismo: relações entre crenças, sentimentos e fatores psicossociaisRepercussões da aposentadoria na dinâmica relacional familiar na perspectiva do casal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psico

versão On-line ISSN 1980-8623

Resumo

PARDO, Maria Benedita Lima; CARVALHO, Margarida Maria Silveira Britto de; BRITO, Ariane de  e  SILVA, Luciana Priscila Lima da. Entrevista inicial como suporte para intervenções em grupos de orientação a pais. Psico (Porto Alegre) [online]. 2015, vol.46, n.4, pp. 423-431. ISSN 1980-8623.  http://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2015.4.18538.

O uso de instrumentos de coleta de dados previamente ao planejamento de intervenções tem se revelado de fundamental importância nos trabalhos em Psicologia. A literatura destaca a inter-relação entre as fases de diagnóstico e intervenção, considerando que a avaliação deve ser feita antes, durante e mesmo após o término da intervenção. Este artigo apresenta os resultados obtidos em entrevistas iniciais com mães participantes de grupos de orientação realizados em uma clínica-escola. As questões colocadas nas entrevistas possibilitaram-lhes ampliar o relato de suas queixas, direcionando-as para aspectos referentes aos ambientes que a criança frequentava, para outros comportamentos e características dos filhos e para seu próprio comportamento enquanto educadora. Os resultados indicaram a necessidade de trabalhar a percepção da influência recíproca entre os comportamentos da mãe e da criança e refletir sobre a melhor forma de ajustá-los com o intuito de potencializar o desenvolvimento infantil.

Palavras-chave : Treinamento de pais; Entrevista; Ambientes sociais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License