SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue4Initial interview as support to interventions in parent orientation groupsAdoptive parenting: contextualizing the choice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psico

On-line version ISSN 1980-8623

Abstract

ANTUNES, Marcos Henrique; SOARES, Dulce Helena Penna  and  MORE, Carmen Leontina Ojeda Ocampo. Repercussões da aposentadoria na dinâmica relacional familiar na perspectiva do casal. Psico (Porto Alegre) [online]. 2015, vol.46, n.4, pp. 432-441. ISSN 1980-8623.  http://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2015.4.19495.

Este estudo de natureza qualitativa foi desenvolvido com o objetivo de compreender as repercussões da aposentadoria na dinâmica relacional familiar na perspectiva do casal. Participaram da pesquisa 06 casais aposentados com estrutura familiar composta pelos subsistemas conjugal/parental e fraternal/filhos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, sendo os mesmos analisados, organizados e integrados em categorias, seguindo os princípios da Grounded Theory. Os resultados evidenciaram que a aposentadoria é um estressor no ciclo vital da família, visto que a iminência deste período ocasiona a reorganização do sistema familiar, afetando os padrões comportamentais e a qualidade dos vínculos estabelecidos entre o casal e destes com seus filhos. Ressalta-se a importância de considerar as regras implícitas e explícitas que foram construídas ao longo dos anos de convívio, pois essa tarefa se constitui um desafio para a família nessa etapa do ciclo vital.

Keywords : Aposentadoria; família; relações familiares; relações conjugais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License