SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número4La validez convergente entre los instrumentos de evaluación de la conciencia fonológicaEstrategias de resolución de conflictos de pareja: percepciones de un grupo focal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psico

versión On-line ISSN 1980-8623

Resumen

MONTEIRO, Renan Pereira et al. A psicopatia no contexto dos cinco grandes fatores da personalidade. Psico (Porto Alegre) [online]. 2015, vol.46, n.4, pp. 461-471. ISSN 1980-8623.  http://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2015.3.20314.

A psicopatia configura-se como um grave transtorno da personalidade. Apesar de resultados indicarem a extroversão e amabilidade como dois dos marcadores dos big five como seus preditores, são escassas as evidências no Brasil. Portanto, este estudo objetivou conhecer em que medida os fatores de personalidade normal se correlacionam com os três fenótipos avaliados pela Medida Triádica de Psicopatia (TriPM). Participaram da pesquisa 228 estudantes universitários de João Pessoa (PB), apresentando idade média de 25,1 anos, a maioria do sexo feminino (76%). Estes responderam a TriPM, o Inventário dos Cinco Grandes Fatores da Personalidade e perguntas demográficas. Os resultados indicaram que os fatores extroversão, abertura à mudança e amabilidade predisseram a psicopatia, corroborando estudos prévios. Estes achados são discutidos tomando como base o modelo dos big five para compreender este traço socialmente desviante, onde a ausência de afeto e o comportamento manipulador são características centrais.

Palabras clave : Psicopatia; Big Five; Personalidade; Traço; Extroversão.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License