SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue4Psychopathy in the context of the big five personality factorsPostpartum depression beliefs and practices of mother care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psico

On-line version ISSN 1980-8623

Abstract

COSTA, Crístofer Batista da  and  MOSMANN, Clarisse Pereira. Estratégias de resolução dos conflitos conjugais: percepções de um grupo focal. Psico (Porto Alegre) [online]. 2015, vol.46, n.4, pp. 472-482. ISSN 1980-8623.  http://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2015.4.20606.

A resolução dos conflitos no casamento está associada às estratégias utilizadas pelos cônjuges. Entretanto, os estudos sobre as estratégias e suas repercussões na conjugalidade são escassos no contexto nacional. O objetivo desta pesquisa foi identificar e compreender as estratégias de resolução de conflito utilizadas em casamentos de longa duração e a sua reverberação na dinâmica conjugal. Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório e descritivo. Os dados foram coletados por meio de grupo focal, composto por nove pessoas, e submetidos à análise de conteúdo. Foram identificadas ‘estratégias de prevenção’ dos conflitos auto observando emoções e reações, atentando à predisposição do parceiro ao diálogo e à gravidade dos conflitos. Expectativas e estratégias podem mudar ao longo do tempo de casamento enquanto determinadas características do parceiro e padrões de interação são estáticos e fazem parte da dinâmica do relacionamento que se atualiza e se retroalimenta por meio de questões individuais e conjugais.

Keywords : Casamento; conflito conjugal; resolução de problemas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License