SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número4A psicopatia no contexto dos cinco grandes fatores da personalidadeDepressão pós-parto materna: crenças, práticas de cuidado e estimulação de bebês no primeiro ano de vida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psico

versão On-line ISSN 1980-8623

Resumo

COSTA, Crístofer Batista da  e  MOSMANN, Clarisse Pereira. Estratégias de resolução dos conflitos conjugais: percepções de um grupo focal. Psico (Porto Alegre) [online]. 2015, vol.46, n.4, pp. 472-482. ISSN 1980-8623.  http://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2015.4.20606.

A resolução dos conflitos no casamento está associada às estratégias utilizadas pelos cônjuges. Entretanto, os estudos sobre as estratégias e suas repercussões na conjugalidade são escassos no contexto nacional. O objetivo desta pesquisa foi identificar e compreender as estratégias de resolução de conflito utilizadas em casamentos de longa duração e a sua reverberação na dinâmica conjugal. Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório e descritivo. Os dados foram coletados por meio de grupo focal, composto por nove pessoas, e submetidos à análise de conteúdo. Foram identificadas ‘estratégias de prevenção’ dos conflitos auto observando emoções e reações, atentando à predisposição do parceiro ao diálogo e à gravidade dos conflitos. Expectativas e estratégias podem mudar ao longo do tempo de casamento enquanto determinadas características do parceiro e padrões de interação são estáticos e fazem parte da dinâmica do relacionamento que se atualiza e se retroalimenta por meio de questões individuais e conjugais.

Palavras-chave : Casamento; conflito conjugal; resolução de problemas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License