SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número4De geração em geração: a violência conjugal e as experiências na família de origem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psico

versão On-line ISSN 1980-8623

Resumo

CARVALHO, Cibele; FIORINI, Guilherme Pacheco  e  RAMIRES, Vera Regina Röhnelt. Aliança terapêutica na psicoterapia de crianças: uma revisão sistemática. Psico (Porto Alegre) [online]. 2015, vol.46, n.4, pp. 503-512. ISSN 1980-8623.  http://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2015.4.19139.

Este estudo teve como foco a aliança terapêutica na psicoterapia de crianças. A literatura vem apontando a importância da aliança terapêutica no processo psicoterápico, considerando-a um elemento fundamental para o sucesso do tratamento. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura, com o objetivo de identificar e analisar estudos sobre a temática. Foram identificados 26 estudos que contemplaram os critérios de inclusão. A revisão revelou um aumento significativo das pesquisas com este foco, na última década, revelando características do paciente, do terapeuta e da família que possuem relação com a qualidade da aliança estabelecida entre terapeuta e paciente. Evidenciou-se, também, a forte associação da aliança terapêutica aos resultados efetivos dos tratamentos. Salienta-se a necessidade de uma melhor conceitualização do fenômeno para a população infantil, como também sua integração com instrumentos que mensurem a aliança terapêutica em toda sua complexidade.

Palavras-chave : Aliança terapêutica; psicoterapia; crianças.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License