SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número1Evidências de validade do Zulliger-SC para avaliação do relacionamento interpessoal de criançasRelação entre habilidades cognitivas de processamento visual e inteligência fluida com o desempenho em aritmética índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psico

versão On-line ISSN 1980-8623

Resumo

LIMA, Rebeca Fernandes Ferreira  e  MORAIS, Normanda Araujo de. Fatores associados ao bem-estar subjetivo de crianças e adolescentes em situação de rua. Psico (Porto Alegre) [online]. 2016, vol.47, n.1, pp. 24-34. ISSN 1980-8623.  http://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2016.1.20011.

Buscou-se caracterizar o bem-estar subjetivo de crianças e adolescentes em situação de rua de três capitais brasileiras: Fortaleza, Porto Alegre e Salvador, verificando os fatores a ele associados (idade, sexo, eventos estressores e rede de apoio). Participaram 111 jovens (M=14,18 anos; DP=2,4), sendo a maioria (n=90; 81,1%) meninos. Utilizou-se o Inventário de Eventos Estressores, Mother dos Cinco Campos, Escala de Satisfação de Vida e Escalas de Afeto Positivo e Negativo. Os participantes avaliaram positivamente a satisfação de vida e relataram mais afetos positivos que negativos, embora tenham vivenciado eventos estressores. Satisfação de vida associou-se negativamente com idade e afetos negativos associaram-se positivamente ao impacto dos eventos estressores e negativamente ao fator de proximidade da rede de apoio. Discute-se que as adversidades não afetaram a expressão de afetos positivos e satisfação de vida, bem como a importância da rede de apoio para promoção de bem-estar.

Palavras-chave : Bem-estar subjetivo; Eventos estressores; Rede de apoio; Situação de rua.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License