SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número1Relação entre habilidades cognitivas de processamento visual e inteligência fluida com o desempenho em aritméticaConstrução e validação do Inventário de Estilos de Temperamento do Professor (IETP) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psico

versão On-line ISSN 1980-8623

Resumo

DIAS, Natália Guimarães et al. Fatores desencadeantes em dermatoses crônicas de crianças com perfis internalizante e externalizante segundo relato materno. Psico (Porto Alegre) [online]. 2016, vol.47, n.1, pp. 46-55. ISSN 1980-8623.  http://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2016.1.19527.

Mães são responsáveis pelos cuidados com a saúde de crianças com dermatoses crônicas. Portanto, faz-se importante conhecer os eventos desencadeantes dos sintomas segundo avaliação materna e se há relação dessa atribuição com o tipo de doença e o perfil comportamental das crianças. Relatos de 13 mães de crianças clínicas (perfil internalizante e/ou externalizante do CBCL) e com dermatite atópica, vitiligo ou psoríase foram analisados. Cinco categorias (fatores ambientais, biológicos e genéticos, situacionais, da interação da criança com mãe/pai e emocionais) foram comparadas com (1) tipo de dermatose e (2) perfil da criança. Houve atribuição de fatores ambientais, biológicos e genéticos (dermatite atópica), situacionais, da interação com mãe/pai e emocionais (vitiligo). Fatores emocionais foram atribuídos às crianças avaliadas como clínicas para os dois perfis e para o internalizante apenas, mas não para o externalizante. Estes resultados podem auxiliar nas decisões médicas quanto ao tratamento e à pertinência da inclusão do acompanhamento psicológico.

Palavras-chave : Psicologia médica; Medicina do comportamento; Dermatologia; Cuidadores; Cooperação do paciente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License