SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número1Construção e validação do Inventário de Estilos de Temperamento do Professor (IETP)Transtorno bipolar em crianças e adolescentes: critérios para diagnóstico e revisão de intervenções psicossociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psico

versão On-line ISSN 1980-8623

Resumo

AMBIEL, Rodolfo A. M.; CARVALHO, Lucas de Francisco; MOREIRA, Thaline da Cunha  e  BACAN, Aline Ribeiro. Funcionamento diferencial dos itens na Escala de Motivos para Evasão do Ensino Superior (M-ES). Psico (Porto Alegre) [online]. 2016, vol.47, n.1, pp. 68-76. ISSN 1980-8623.  http://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2016.1.21765.

O estudo visou verificar a adequação da Escala de Motivos para Evasão do Ensino Superior via rating scale model e investigar a presença de funcionamento diferencial dos itens (DIF) de acordo com o tipo das instituições dos participantes da pesquisa, pública ou particular. Participaram da pesquisa 327 estudantes universitários, de universidades públicas e particulares, de todos os estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal. As idades variaram entre 17 e 58 anos, sendo 80,1% do sexo feminino. O instrumento utilizado foi a Escala de Motivos para Evasão do Ensino Superior (M-ES). Os resultados apontaram que em relação à adequação do instrumento as análises foram satisfatórias e que houve a presença de funcionamento diferencial em alguns itens, sendo que a maior parte dos itens com presença de DIF tiveram como grupo privilegiado os alunos de instituição pública. Os resultados são discutidos de acordo com a literatura e novos estudos são sugeridos.

Palavras-chave : Funcionamento diferencial do item (DIF); Evasão escolar; Ensino superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License