SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número1Funcionamiento diferencial del ítem en la Escala de Razones para Deserción de la Educación Superior (M-ES) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psico

versión On-line ISSN 1980-8623

Resumen

MORAES, Renata Garcia de Almeida; GON, Márcia Cristina Caserta  y  ZAZULA, Robson. Transtorno bipolar em crianças e adolescentes: critérios para diagnóstico e revisão de intervenções psicossociais. Psico (Porto Alegre) [online]. 2016, vol.47, n.1, pp. 77-87. ISSN 1980-8623.  http://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2016.1.19994.

O transtorno bipolar é um transtorno mental crônico, recorrente e incothercitante. Entretanto, em crianças e adolescentes pode manifestar-se de forma diferente do padrão clássico descrito na idade adulta. Objetivou-se revisar e analisar estudos empíricos de intervenções psicossociais realizadas para o transtorno bipolar em crianças e adolescentes quanto aos seus objetivos, método, principais resultados e discussão. Foi realizada uma revisão sistemática de 21 artigos de intervenção psicossocial publicados entre 1999 e 2014. Constatou-se diversidade quanto às variáveis investigadas, tais como método, delineamento experimental, amostra, instrumentos e temas. Apesar disso, os estudos demonstraram eficácia em alguns aspectos estudados, em especial a comunicação e a informação aos pacientes e familiares. Sugere-se o desenvolvimento de pesquisas sobre transtorno bipolar em crianças e adolescentes, de modo a contribuir para a elaboração de ações ou programas de intervenção direcionados especificamente para esta população.

Palabras clave : Transtorno bipolar; Infância; Adolescência; Intervenção psicossocial.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License