SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue2Adolescence in different contexts of development: risk and protection in a longitudinal perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psico

On-line version ISSN 1980-8623

Abstract

SOUZA, Luciana Karine de  and  HUTZ, Claudio Simon. A autocompaixão em mulheres e relações com autoestima, autoeficácia e aspectos sociodemográficos. Psico (Porto Alegre) [online]. 2016, vol.47, n.2, pp. 89-98. ISSN 1980-8623.  http://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2016.2.21185.

Estudos mostram que mulheres são mais acometidas por sintomas de depressão e ansiedade, na comparação com homens. Uma das maneiras de se contrabalançar tais sintomas é através da autocompaixão. Em estudo brasileiro prévio, mulheres apresentaram menor autocompaixão do que homens. O presente estudo investigou diferenças na autocompaixão em 327 mulheres com respeito à autoestima, autoeficácia e aspectos sociodemográficos. As participantes responderam um questionário sociodemográfico e escalas de autocompaixão, autoestima e autoeficácia. Comparações etárias e com variáveis sociodemográficas foram realizadas mediante testes t. Os resultados significativos encontrados para autocompaixão foram ter mais de 30 anos, praticar uma religião, não usar medicamento psiquiátrico e ter filhos. O trabalho permitiu a identificação de variáveis que sugerem direções para futuras pesquisas sobre autocompaixão em mulheres. Um exemplo é a questão da relação entre ter filhos e maior autocompaixão, o que pode sugerir que habilidades maternas e estilos parentais possam desempenhar papel importante nessa questão.

Keywords : Compaixão; Autoavaliação; Autoestima; Autoeficácia; Mulheres.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License