SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número2Adolescência em diferentes contextos de desenvolvimento: risco e proteção em uma perspectiva longitudinalEscala de Perdão Conjugal (MOFS): evidências de validade de construto no contexto brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psico

versão On-line ISSN 1980-8623

Resumo

BOLSONI-SILVA, Alessandra Turini; LOUREIRO, Sonia Regina  e  MARTURANO, Edna Maria. Comportamentos internalizantes: associações com habilidades sociais, práticas educativas, recursos do ambiente familiar e depressão materna. Psico (Porto Alegre) [online]. 2016, vol.47, n.2, pp. 111-120. ISSN 1980-8623.  http://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2016.2.20806.

Problemas de comportamento internalizantes são subidentificados e carecem de estudos que investiguem diversas variáveis simultaneamente. Os objetivos são comparar e correlacionar indicadores de práticas educativas, recursos do ambiente familiar, repertório comportamental infantil e depressão materna de crianças com e sem problemas internalizantes, diferenciadas por sexo e escolaridade. Participaram 32 mães de crianças com problemas internalizantes e 32 sem problemas, que foram pareadas por sexo e escolaridade. Foram utilizados instrumentos validados para mensurar as variáveis do estudo, cujos dados foram comparados e correlacionados. Os resultados são: (a) práticas negativas foram mais frequentes no grupo com problemas e, habilidades sociais, no grupo sem problemas; (b) práticas negativas correlacionaram-se a problemas e práticas positivas às habilidades sociais e recursos do ambiente; (c) quanto maior a depressão materna, menores as habilidades sociais infantis; (d) crianças escolares têm mais problemas de ansiedade que pré-escolares. Discute-se sobre as implicações das variáveis estudadas para os comportamentos internalizantes.

Palavras-chave : Depressão infantil; Ansiedade infantil; Práticas educativas; Recursos do ambiente; Habilidades sociais;; Depressão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License